Retomando em 2015, as Conversas de Justiça e Paz que são promovidas pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, vamos iniciar essas rodas de diálogo, exatamente com o tema que orienta a Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade: Igreja e Sociedade”.
Afinado com o mandato da CJP, que busca promover no melhor sentido pastoral social o diálogo entre a Igreja e a Sociedade, o lema da Campanha reforça esse mandato: “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45).
Conforme lembra o documento que apresenta o texto da Campanha, a conversa reforça o objetivo nele inscrito, ou seja, abraçar a “oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade estejam a serviço de todos”.
Importante não perder de vista a importância do diálogo que a Igreja deve manter com a sociedade civil, principalmente quando ela se orienta de forma organizada para se constituir também como sociedade política. Por isso a escolha dos interlocutores para esta primeira conversa do ano, todos muito experientes e investidos do princípio do serviço como deve ser próprio ao agir na obra pastoral social.
Por Comissão Justiça e Paz de Brasília