A Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília tem enfrentado a exigência da democracia e da ética na política a partir de um conjunto de iniciativas.
No primeiro turno das eleições promovemos um debate (1º de setembro) com todos os candidatos ao GDF. Foi uma oportunidade especial para compreender a dinâmica da política e convidar todos e todas para a participação. Neste 2º turno, a CJP/DF formulou um conjunto de perguntas aos dois candidatos – Rodrigo Rollemberg e Jofran Frejat – a partir de temas previamente escolhidos, gerados nas Conversas de Justiça e Paz. Esperamos que ajude sua reflexão sobre este momento eleitoral.
A ética na política e da política deve ser o eixo da relação entre o Estado e os cidadãos, entre setor público e interesses privados, e especialmente, a marca do agente político, independentemente do poder a partir do qual deva servir. A CJP/DF busca com esta iniciativa, favorecer a expressão destes valores, crendo, de acordo com o Papa Francisco que “a política é uma forma sublime do exercício da caridade, porque ela busca o bem comum”.
Aproveitamos para informar que este material está sendo divulgado, simultaneamente, no “Jornal Correio Braziliense”, no Caderno Cidades, além de outros meios de comunicação.
Acompanhe em Projetos Especiais.