Última Conversa de Justiça e Paz de 2014 – 01/12/2014

jxhbf

A última Conversa de Justiça e Paz de 2014, promovida pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, ocorreu em 1º de dezembro e, tratou dos Desafios Pastorais da Família no Contexto da Evangelização, tema central da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos.

Teve como expositores o Cardeal D. Damasceno, que foi Presidente Delegado da Assembleia, e o casal Hermelinda e Arturo, responsável geral das Equipes de Nossa Senhora no Brasil, e que também participou da Assembleia na condição de casal auditor.

Além de relatarem suas experiências de participação na Assembleia, também destacaram os principais temas discutidos pelos Padres Sinodais, e que resultaram no Relatio Synodi, que é o relatório conclusivo, com os diversos desafios propostos para a família e o matrimônio.

Destacaram a mensagem de graça e de misericórdia que permeou todas as discussões, mas sem negligenciar o Magistério da Igreja sobre a família e o matrimônio. A questão constantemente colocada era a seguinte: como conciliar a Doutrina da Igreja com as necessidades pastorais, especialmente dos casais machucados pela vida e pela história. O relatório final sugere diversas ações pastorais tendo em vista o fortalecimento da família cristã, e uma atenção especial aos casais jovens.

Trata-se de um tema de grande relevância esse abordado pela III Assembleia, pois a Igreja sabe que o futuro da humanidade passa pela família e pelo anúncio do Evangelho da família como resposta às necessidades mais profundas da pessoa humana.

cjp

Saiba mais em “Conversas de Justiça e Paz”.

You May Also Like