O Sínodo e os Direitos dos Povos da Amazônia

 

O Sínodo e os Direitos dos Povos da Amazônia
O Sínodo e os Direitos dos Povos da Amazônia

 

“O Sínodo e os Direitos dos Povos da Amazônia” é o tema da próxima Conversa de Justiça e Paz, a ser realizada no dia 2 de dezembro, em Brasília. O palestrante será o Procurador da República Felício Pontes Júnior da 1° região, que participou do Sínodo a convite do Papa Francisco.
O procurador Felício Pontes tem forte ligação com a região amazônica por ter nascido em uma família ribeirinha. Conhecedor das diversas realidades da região, o Procurador tornou-se dos grandes defensores dos povos e do bioma da região. Na Conversa de Justiça e Paz, ele contará sua experiência na participação do Sínodo e as expectativas sobre ações concretas advindas do encontro.
“As sociedades que se estabeleceram na Amazônia, com características culturais muito próprias, diferentes da sociedade hegemônica, precisam da floresta em pé para que possam ter comida, para que possam ter remédios. Esse modelo de vida, ainda que se fale só em termos econômicos, é mais lucrativo do que o modelo de desenvolvimento predatório da sociedade dominante. Hoje, o que se tem muito claro, é que esse projeto da sociedade dominante não deu certo. Ele foi implantado já há mais de 40 anos na Amazônia, pelo menos no Brasil. (Felício Pontes em entrevista a Luis Miguel Modino- http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/592878-o-sinodo-pode-ajudar-na-passagem-de-uma-sociedade-colonialista-para-uma-sociedade-plural-que-respeita-a-todos-entrevista-com-felicio-pontes-procurador-regional-da-republica

A Conversa de Justiça e Paz é um evento promovido mensalmente pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília (CJP-DF). Tem por objetivo promover o diálogo entre católicos e a sociedade brasileira a partir de temas sociais e políticos. O evento é gratuito e os presentes também têm oportunidade de se manifestar sobre o tema proposto por meio de perguntas e opiniões.

Serviço: Conversa de Justiça e Paz
Tema: O Sínodo e os Direitos dos Povos da Amazônia
Dia: 2 de dezembro
Horário: 19h
Local: Auditório dom Freire Falcão – Mitra Arquidiocesana de Brasília
Mais informações: Comissão Justiça e Paz de Brasília – Whatsapp: 61 8419-6485

Por Comissão Justiça e Paz

You May Also Like

One thought on “O Sínodo e os Direitos dos Povos da Amazônia

  1. Muito bem escolhido.
    Para mim Dr Felício estar presente na sala sinodal ,,com seu jeito simples, jovial. O conheço por sua atuação no Amazonas. Pizando o barro nas ribeiras de Puraquequara. Orientando as comunidade ribeirinhas e originárias sobrs seu direito a consulta garantido peloa Convenção 169.
    Gostaria estar.presente para aprender.Mas , a.missão me traz a fronteira. Obrigada de. Felício pela diferença que vc fez no Sínodo da Amazônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *