Diálogo e Reflexão – Conversas de Justiça e Paz – 03/11/2014

Convite - Conversas de Justiça e Paz

Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015. São eles: 1 – Acabar com a fome e a miséria;2 – Oferecer educação básica de qualidade para todos; 3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4 – Reduzir a mortalidade infantil; 5 – Melhorar a saúde das gestantes; 6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7 – Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e 8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

A partir destes oito objetivos internacionais comuns, 18 metas e 48 indicadores foram definidos para possibilitar uma avaliação uniforme dos ODM nos níveis global, regional e nacional. O acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio deve considerar especificidades nacionais. Assim, cada país deve valer-se de suas capacidades para monitorá-los.

Em razão desse processo de acompanhamento e de monitoramento, formou-se, no Brasil, uma rede de voluntariado, que congrega centros de voluntariado consciente da importância desse projeto, com o objetivo de estimular debates e propiciar o conhecimento e o engajamento de todos os interessados em participar de ações, campanhas e projetos de voluntariado que colaborem com os ODM.

Participam dessa mobilização a ONG União Planetária, credenciada pela ONU para atuar como Secretaria Executiva do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade no DF e também o IPEA. Instituto governamental, encarregado de monitorar e elaborar relatórios governamentais para informar o cumprimento no país, das metas do ODM. O princípio comum, que inclui as pastorais, movimentos e serviços das Igrejas, é de que juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país.

Os ODM consistem na estratégia de maior alcance e importância delineada pelas Nações Unidas para a promoção do desenvolvimento humano dentre seus estados membros. Um papel fundamental na promoção da luta global contra a extrema pobreza.

Tendo em vista os temas que os ODM contemplam, temos que eles podem ser entendidos como componentes-chave do conceito de desenvolvimento humano sustentável, e que podem conduzir à melhoria das condições de vida de todos os seres humanos. Por isso, a importância de discuti-los em nosso espaço de avaliação e de ação política e social, à luz de nossos compromissos solidários e fraternos com a Justiça e a Paz.

Confirme sua presença: 3223 3512/3213 3335

 

 

 

You May Also Like