Comissão Justiça e Paz realiza Curso de Formação para Agentes de Justiça e Paz – 23/05/2015

FullSizeRender (4)A Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese, atendendo a um pedido de Dom Sergio da Rocha organizou um calendário de formação que se iniciou no último sábado,  23/05, na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima-Sobradinho do Vicariato Norte.

O curso está fundamentado no Ensino Social da Igreja, mas leva em consideração, especialmente, a intuição do Papa Francisco formulada na exortação apostólica “Alegria do Evangelho” (EG) em seu nº 27: “Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação. A reforma das estruturas, que a conversão pastoral exige, só se pode entender neste sentido: fazer com que todas elas se tornem mais missionárias, que a pastoral ordinária em todas as suas instâncias seja mais comunicativa e aberta, que coloque os agentes pastorais em atitude constante de «saída» e, assim, favoreça a resposta positiva de todos aqueles a quem Jesus oferece a sua amizade. ”

No mesmo documento, (EG) nº 28, o Papa enfatiza a participação das paróquias: “Através de todas as suas atividades, a paróquia incentiva e forma os seus membros para serem agentes da evangelização. É comunidade de comunidades, santuário onde os sedentos vão beber para continuarem a caminhar, e centro de constante envio missionário”.

FullSizeRender (3)Cerca de 60 pessoas participaram do evento de formação, representando 12 paróquias integrantes dos Setores III e VIII do Vicariato Norte, entre agentes de Pastorais, Serviços e Movimentos da Arquidiocese.

Pe. Jeová Elias – pároco anfitrião – e FullSizeRendertambém o Vigário Episcopal do Vicariato Norte foi o responsável pela organização do evento. Além do Pe. Jeová, também marcaram presença e mobilizaram suas comunidades para o curso os seguintes padres: Pe. Geraldo Cardoso da N.S.da Esperança, Asa Norte; Pe. Arenaldo Brito da N.S.Aparecida na Fercal; Pe. Denzil Crasta da Verbo Divino.
A segunda e terceira etapas do Curso já estão marcadas respectivamente para os dias:

– 05 de Setembro de 2015 – na Paróquia Nossa Senhora do Lago (Lago Norte); e
– 17 de Outubro de 2015 – na Paróquia Santa Luzia (Planaltina-DF).

Por Comissão Justiça e Paz de Brasília

You May Also Like