Celebra-se hoje o Dia Mundial das Comunicações – 15/05/2015

Diversas iniciativas estão previstas para a celebração do 49º Dia Mundial das Comunicações, que este ano o propõe como tema “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. Neste domingo, que antecede a Festa de Pentecostes,  ocorrem missas, seminários, debates e encontro com comunicadores promovidos pelas dioceses, paróquias e comunidades.

Com a proposta de auxiliar os regionais, dioceses e paróquias na vivência e celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou um subsídio com orientações e sugestões de atividades. Foram impressos 16 mil livretos. O material traz a mensagem do papa Francisco, reflexão sobre o tema, sugestões para comemorar a data e motivações da celebração eucarística.

“Que o Dia Mundial para as Comunicações seja celebrado em todas as Igrejas de forma participativa, reflexiva e celebrativa, para que cada vez mais os cristãos desenvolvam uma consciência crítica frente aos meios e processos de comunicação”, sugere a Comissão para a Comunicação da CNBB.

De acordo com a assessora da Comissão, irmã Élide Fogolari, a data também é importante para momentos de estudo, reflexão e de oração, contribuindo para fomentar a Cultura da Comunicação. “Essa iniciativa nasceu no Concílio Ecumênico Vaticano II, por meio do Decreto Inter Mirifica, que recomenda celebrar o Dia das Comunicações Sociais em todas as igrejas do mundo” explica a religiosa.  A Comissão orienta o estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que traz pistas de ação.

Mensagem do papa

Para este dia, o papa Francisco escreveu mensagem que trata da comunicação na família, em sintonia com a Assembleia Ordinária do Sínodo sobre a Família, que acontecerá em outubro próximo.

“Na família, é sobretudo a capacidade de se abraçar, apoiar, acompanhar, decifrar olhares e silêncios, rir e chorar juntos, entre pessoas que não se escolheram e, todavia, são tão importantes uma para a outra… é sobretudo esta capacidade que nos faz compreender o que é verdadeiramente a comunicação enquanto descoberta e construção de proximidade”, disse o papa Francisco.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/

 

You May Also Like