Debate entre os candidatos ao GDF – 01/09/2014

Arquidiocese de Brasília promove debate com candidatos ao GDF

A Arquidiocese de Brasília, por meio de sua Comissão Justiça e Paz (CJP/DF) e do Vicariato Social, realizou debate eleitoral, no dia 1º de setembro, às 20h, no auditório do colégio Marista, na 615 Sul. Com duração de 2h30, o evento contou com a presença dos aspirantes a uma vaga no Buriti Agnelo Queiroz (PT) pela Coligação Respeito por Brasília; José Roberto Arruda (PR) pela Coligação União e Força; Perci Marrara (PCO); Luiz Pitiman (PSDB) pela Coligação Seriedade para mudar; Rodrigo Rollemberg (PSB) pela Coligação Somos Todos Brasília; e Toninho (PSOL) pela Coligação Frente de esquerda.

Participaram do debate candidatos e assessores políticos, estudantes, sacerdotes, membros de pastorais e autoridades religiosas, como o Arcebispo da Arquidiocese de Brasília, Dom Sergio da Rocha, e os bispos auxiliares Dom Leonardo Steiner e Dom Marcony Vinícius Ferreira.

2104debate_imagens_com_candidatos_2014

Debate

Dividido por blocos, um sorteio definiu a disposição dos candidatos e as temáticas de discussão. As perguntas, que foram elaboradas pelas pastorais com a colaboração de internautas do site e redes sociais da Arquidiocese e de ouvintes das rádios Nova Aliança e Canção Nova, nortearam o debate com temas sobre saúde, economia, educação, transporte, meio ambiente, pluralidade religiosa, questão agrária, imigração, demografia, segurança, ética e gestão pública.

Na primeira parte da discussão, os candidatos tiveram de indicar três prioridades do próprio programa de governo. Em seguida, os candidatos tiveram 2 minutos para responder as perguntas sorteadas, com direito a comentário do candidato adversário e resposta do candidato questionado. No último bloco, todos os candidatos tiveram que destacar os pontos fracos de seu partido ou da coligação para enfrentar os desafios de governar Brasília nos próximos quatro anos.

No encerramento, ao agradecer a presença dos convidados, Dom Sergio da Rocha destacou a importância das eleições para o Brasil e o DF para o exercício da cidadania. Além disso, reforçou a importância do voto e da conscientização política: “Esperamos ter contribuído para uma participação política consciente e responsável. Neste espaço, pudemos conhecer melhor os candidatos e suas ideias de pensar”.

O debate foi transmitido ao vivo pela WebTV Nova Aliança em parceria com as Rádios Canção Nova e Nova Aliança.

You May Also Like