Política para Além das Eleições – 07/07/2014

Cenários, Desafios e Impactos Éticos para Brasília e para o País

O Auditório da Cúria Metropolitana de Brasília ficou lotado no último dia 07 de julho para mais uma Conversa promovida pela Comissão Justiça e Paz. O tema foi Política para Além das Eleições: Cenários, Desafios e Impactos Éticos para Brasília e o País. Contou com a presença de D. Leonardo Steiner – Bispo Auxiliar, de vários sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas, pastorais, movimentos e serviços da Arquidiocese, além da sociedade brasiliense.

O jornalista Beto Almeida, Diretor da TV Comunidade e da Telesur, a também jornalista e escritora Dad Squarisi, editora de opinião do jornal Correio Braziliense e o professor da Universidade de Brasília Elimar Pinheiro do Nascimento trataram de apresentar de forma plural, visões da política, interpretações do processo político e avaliações do estágio da política e seus desafios. Apesar de não serem militantes da ação partidária, cuidaram de polemizar e discutir com todos os mais variados temas, desde a política, com questões culturais, sociais, econômicas, comunicativas apontadas como centro e entorno dos debates.

Ao final, Dom Leonardo avaliou a Conversa como muito positiva, na medida em que proporcionou aos presentes enfrentar, em clima de diálogo fraterno, os desafios da pluralidade de ideias e pontos de vista em busca da verdade, acerca das atuais conjunturas políticas do país.

Em seguida, Pe. Ernanne, Secretário Geral da CJP, procurou ressaltar as palavras geradoras do encontro que servem de reflexão para além das eleições:

  • importância da participação de cada um;
  • valorizar a união de forças por meio de coalizões e não de alianças;
  • fragilidades das instituições;
  • buscar a diminuição das desigualdades;
  • adequação às mudanças tecnológicas;
  • educação como prioridade.

As Conversas de Justiça e Paz vão continuar cuidando do tema da Política nos meses de agosto (4) e setembro (1º), por conta da agenda do país e da cidade frente ao período eleitoral.

17

 

Álbum da Conversa:

Conversas de Justiça e Paz

 

 

You May Also Like